domingo, 18 de novembro de 2007

Contribuição de Da Vinci - O pára - quedas



O Pára-quedismo

Você sabia que um dos maiores gênios da humanidade, Leonardo da Vinci, nos deixou um legado de arte e ciência que até hoje nos surprende, e um deles é o Pára- quedas.

Ele o fez com um formato semelhante a uma sombrinha destinado a diminuir a velocidade de queda das pessoas ( ex: soldados ) ou objetos de grande altura.

Ele é um exemplo da utilização da resistência do ar, pois os meios fluídos ( líquido e gasoso ) se opõem ao movimento através deles. Vários fatores estão incluídos como: a natureza do corpo, o formato, a superfíciee o quadrado da velocidade do deslocamento.

Apesar da sua evolução nos dias de hoje, na prática não é uma questão simples e foram realizados vários experimentos específicos. E aonde está a Física? Muito simples, basta lembrar do movimento dos barcos a vela e do vôo dos aviões. Em todas as situações citadas é o fato do ar possuir massa que garante esses movimentos.

Aprofundando um pouco mais a resistência do ar cresce em função do formato e da área dos pára-quedas e do quadrado da velocidade da queda até um limite quando essa resistência se torna igual a força da gravidade e então o movimento se torna uniforme.

Interessante não! Dê sua opinião.

10 comentários:

Unknown disse...

o para quedas nos influenciou ñ só em guarda chuva mais pelo formato de pirâmide que ele tem por tanto tempo ele descobriu que o homem tinha que ter um jeito de sentir uma emoção maior e ai ele tentou com várias coisas até que chegou no innvento revolucionário que ele chamou para-quedas não foi só um invento foi uma obra de arte como seu quarto amonalisa.

Érick Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Érick Melo disse...

Não que ele não seja um bom pintor, ou escritor, mas pelo menos pra mim, o ápice da sua genialidade foi demonstrado através de suas invenções.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Rhemili(1ºI)
É realmente o pára-quedas ainda nos surpreende muito,pq nunca iria passar pela minha cabeça que uma sobrinha pode-se dizer,poderia diminuir a velocidade da queda de uma pessoa ou objeto que caísse de uma altura.Mas o nosso gênio, Leonardo Da Vinci nos deixou essa maravilhosa aventura para que nós vinhessemos experimentar um de seus pesamentos,trabalhos e inteligência nos incentivando a estudar e descobrir mas coisas através da física.Isso é muito importante!

Unknown disse...

o para quedas é usado hoje com muita frequecia, para execer atividades e em alguns trabalhos.
amei esse blog quando precisa de imformações sobre leonardo da vinci vou vim aqui.

Alana Carine disse...

o para-quedas é muito importante pelo seu formato triângulo,ele se inspirou em outros dos seus inventos como o guarda chuva.
eu gostei muito de fazer esse comentário aprendi muito e hoje sei que leonardo da vinci foi um grande jenio e um exemplo pra todos.


Natalice

Unknown disse...

Não só como essa invenção como as outras está sendo de muita utilidade em nossas vidas ele conseguiu realizar um sonho de santos drumomd que era de voar deixando pra nois uma maneira mas facil de entender ums dos assuntos da física que é o movimento e um bom lazer que é o paraqueda

Unknown disse...

Suas invenções naum só inovaram como tbm reinovaram a história!!!!
a maioria delas foram inventadas para a guerra !!
Mais o para-quedas ao decorrer do tempo eles foram aperfeiçuando e transformaram isso num espporte muito legalllll/!!!!